• Início
  • a agência
  • Soluções
  • Cases
  • dicas
  • Início
  • a agência
  • Soluções
  • Cases
  • dicas
Receber uma Proposta
  • Início
  • a agência
  • Soluções
  • Cases
  • dicas
  • Início
  • a agência
  • Soluções
  • Cases
  • dicas

Blog Content

Home – Blog Content

Empresas põem sobrevivência em risco ao negligenciar mudanças

  • Daniel Teixeira
  • 29/03/2016

 

Todas as empresas estão em constante transformação. Mercados, tecnologias, competidores e clientes são dinâmicos por natureza e se renovam constantemente, motivando o que Joseph Schumpeter chamava de “destruição criativa”.

Muito independe do controle individual de gestores, autoridades e demais partes interessadas. É a natureza econômica atuando implacavelmente. Os acionistas e dirigentes empresariais que reconhecem esse fato tendem a posicionar suas empresas na onda vencedora dos respectivos mercados de atuação.

Invariavelmente, aqueles que não tomam conhecimento ou se atrasam com a adaptação entram em crise, que nada mais é do que transformações que foram negligenciadas em sua origem. Infelizmente, a maioria das dificuldades é uma consequência da lentidão ou passividade dos agentes empresariais diante das mudanças.

Podemos enquadrar as crises em quatro fases distintas e relacionadas entre si. A primeira fase é a estratégica. Essa funciona como uma enfermidade quase assintomática, a exemplo da hipertensão ou do diabetes em estágios embrionários. Surgem novos modelos de negócio, inovações tecnológicas, novos competidores. Ou ainda mudanças lentas e irreversíveis no comportamento dos clientes sem que num primeiro momento a empresa saiba explicar ou atribuir relevância.

Comercio eletrônico, redes sociais, telecomunicações, crowdfunding, ensino à distância e o modelo cooperativo da Wikipedia são exemplos mais óbvios e recentes de modelos que já causaram grande ruptura ou destruição de negócios tradicionais. Mesmo assim, há vários anos, passaram quase despercebidos pela maioria dos agentes competitivos.

Quando não tratada, a crise estratégica evolui para a segunda fase: a crise de desempenho. Acende-se a luz amarela na cúpula da empresa. Clientes começam a reclamar progressivamente da qualidade ou da proposta de valor tradicional dos produtos ou serviços oferecidos.

Os resultados de vendas e participação de mercado deixam de alcançar as expectativas financeiras, a tensão decorrente aumenta a rotatividade de colaboradores e gestores de alto potencial, a rentabilidade diminui consideravelmente, porém sem causar ainda prejuízos irreversíveis ou endividamento acima da capacidade ideal. Em geral, trocam-se alguns líderes-chave, mas sem outras grandes mudanças de estratégia ou de conduta operacional do negócio.

Na sequência instala-se o terceiro estágio: a crise financeira. Essa aparece com uma rapidez surpreendente. Os prejuízos acumulados e o endividamento de curto prazo tornam-se desproporcionais, desestabilizam a estrutura financeira e afastamfornecedores de capital, como bancos ou investidores.

Porém, ainda não de forma irreparável. Tardiamente, a empresa passa a buscar de forma reativa a ajuda externa de bancos, consultores financeiros, auditores e advogados na tentativa de repactuar seus passivos. O foco da gestão é perigosamente deslocado de vendas, lucratividade, estratégia e processos para as finanças: é o modo de sobrevivência.

Isso tende a ser fatal e ocasionar a quarta e última fase: a crise de solvência, em que os passivos tornam-se significativamente superiores aos ativos. Nesse caso, a restruturação negociada, a recuperação judicial ou a falência são, infelizmente, opções bastante frequentes. É a fase em que poucos milagres acontecem e poucas empresas se recuperam de forma sustentável.

Aprenda a reconhecer os sinais antecedentes das transformações. Crie uma cultura de mudança e de versatilidade estratégica e operacional na companhia, em geral, e em seus gestores, em particular. Cerque-se frequentemente dos melhores especialistas para testarem e complementarem o pensamento da gestão e também para oferecerem novas perspectivas e ideias. Não permita que sua empresa seja refém do sucesso a ponto de minimizar solitariamente as grandes ondas de mudanças que sempre vêm. E sempre virão.

Fonte

Post anterior
Próximo post

    Popular Articles

    • Finance Management
    • Banking Investigation
    • Business Insurance
    • Consulting
    • SEO Optimization
    • Consulting
    • Banking Investigation

    Most Recent Posts

    • All Post
    • dicas do especialista
    LGPD: Tudo o que a sua empresa precisa saber sobre proteção de dados

    LGPD: Tudo o que a sua empresa precisa saber sobre proteção de dados

    11/08/2020
    Marketing Digital e Inside Sales: a melhor combinação para gerar negócios hoje + 5 passos práticos

    Marketing Digital e Inside Sales: a melhor combinação para gerar negócios hoje + 5 passos práticos

    04/07/2020
    Técnicas de abordagem de vendas: 7 estratégias para uma negociação bem-sucedida

    Técnicas de abordagem de vendas: 7 estratégias para uma negociação bem-sucedida

    30/06/2020
    Dicas para sobreviver na quarentena

    Dicas para sobreviver na quarentena

    27/04/2020

    A artsweb é uma agência especializada na área de desenvolvimento técnico e criativo para internet. Nosso trabalho é criar soluções inovadoras para nossos clientes, que buscam iniciar ou fortalecer sua marca na internet. Temos especialistas nas mais diversas áreas que estão preocupados em entregar para o cliente a solução que sua empresa precisa para gerar resultados!

    A artsweb

    A agência

    Serviços

    Dicas

    Solicite uma proposta

    Painel do cliente

    Nossas soluções

    Soluções web de plataformas para seu negócio

    Marketing digital para acelerar o crescimento da sua empresa​

    Identidade visual para construir uma marca de impacto, que conecta e gera reconhecimento.

    Design de material gráfico para garantir a consistência da sua marca no ambiente online e offline.

    Nossos contatos

    11 5197-6209

    contato@artsweb.com.br

    Facebook-f Twitter Youtube Pinterest-p

    ® 2009 – 2025 – artsweb – uma agencia de resultados. Todos direitos reservados.
    CNPJ – 17.076.369/0001-80