Brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais

A pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore mostra que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. A nossa média é 60% maior do que a do resto do Planeta. Logo atrás do Brasil vem as Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru. Veja no mapa:

4272054-brasil-redes-sociais

Simplesmente os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais. O 2º lugar ficou com os portais de notícias e entretenimento, com 290 horas. O Facebook (sempre ele) é a maior rede social em número de visitantes únicos. São 58 milhões, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.

4272054-brasileiros-tempo-gasto

A pesquisa também reuniu dados interessantes sobre o uso de internet móvel. Ao todo,38,3 milhões de pessoas que acessam a internet no país por meio de smartphone e tablets. O que pode nos levar a uma reflexão sobre os momentos em que usamos os celulares: alguns deles colocam em risco a nossa segurança.

A operadora de telefonia AT&T fez uma pesquisa nos EUA que mostrou os hábitos mais comuns entre os americanos quando ao volante: a maioria manda mensagens, 33% lê e responde e-mails; 27% checa o Facebook; 14% dão aquela ‘conferidinha’ no Twitter e no Instagram. Há quem ainda tire selfie e faça vídeos!

O hábito de carregar o celular para qualquer lugar traz ainda um outro risco: à saúde. Um levantamento realizado em Albuquerque (Novo México, EUA) mostrou que smartphones têm 10 vezes mais bactérias que um vaso sanitário.

E aqui uma curiosidade para quem trabalha com mídias sociais: segundo a pesquisa do comScore, publicações com fotos e vídeos representam 68% do total de postagens no Facebook. Esses posts geram 83% de engajamento. Afinal, o ser humano é visual, né?

redes-sociais-videos

Outra para quem é social media: perguntar faz bem pro seu engajamento. (Oh, não me diga! Inventaram a roda… não, mas agora contabilizaram algo que a gente já sentia nas redes). Segundo o estudo, a inclusão de perguntas em 2014 foi uma estratégia que aumento o engajamento da audiência a postar comentários. Uma porcentagem de 20% das dez principais publicações do ano incluiu perguntas, totalizando acima de 210 mil ações.

Gráficos: comScore, Inc. Media Metrix, Br, Home & Work, Indivíduos

via